Claro! Óbvio que teria que falar-vos do Kiko.
O Kiko está com 27 Meses e - tal como todas as outras, aliás - está numa fase engraçadíssima! Está grande a valer. Pesado. Giro. Falador. Neste momento, sim, ele diz tudo. À maneira dele, é verdade. Mas tudo. É uma criança muito (muito mesmo) curiosa e, portanto, ele ouve tudo o que dizem e fixa as palavras (nunca sabe quando vai precisar delas).
Deixo algumas das mais engraçadas, contudo e visto que não verifiquei até pode haver alguma repetição com a última lista que deixei:
- "pa tai" = Pai Natal
- "pa cã" = Para a Cama
- "pa cã tua" = Para a minha cama (troca o minha com tua!)
- "bacaco" = Macaco
- "Nã Xê" = Não sei (ajuda sempre com um encolher de ombros e uma beicinha!)
- "Té" = Bicicleta
- "Di" = Sabe até demais que é Leite, mas com o repreendemos insiste no "Di"!
- "Mamão" = Balão
- "Mota Puxa" = Mesma coisa! Mas sempre no sentido de acelarar a mota
- "Tou" = Touro (a Tia G. ofereceu-lhe no Aniversário um barrete e uma cinta de forcado pelo que desde essa altura ele "pega" tudo lá em casa e adora ver corridas de touros. Para além de que, a mãe, o pai, a Tia G. e o Tio R. levaram a criança para as festas do Barrete Verde em Alcochete e nesse dia a aficción da criança triplicou...já a mãe e a Tia G. dificilmente quererão repetir "aquele" momento nas trincheiras!)
- "Paxê" = Capacete
- "Boio" = Bolo
- "Nixa" = Nice
- "Caulos" = Carlos
- "Uana" = Joana
- "Toine" = António
- "Jóji" = Jorge
- "Fonxo" = Afonso
- "Guigua" = Guida
- "Gui" = Rui
- "Pandi" = Panda
- "Cavauo" = Cavalo
- "Doddy" = Noddy
- "Ja Jam" = Jim Jam
- "Aguoz" = Arroz
- "Quêjo" = Queijo
- "Paçã" = Maçã
- "Manana" = Banana
- "Guta" = Yogurte
- "A faxê" = Que estás a fazer?
- "Té tiço" = O que é iso?
- "Vó Outa" = Como tem muitas avós, quando não se lembra do nome é sempre ássim
- "Mé" = Colher
- "Mada" = Falta só o Po...de Pomada!
- "Fada" = Alqui falta o Almo...fada!
- "Xai" = Sai
- "Xaxão" = Calção
- "Dêxa" = Deixa-me
Neste momento ele não diz só palavras soltas, constrói frases e bem estudadas. Continua a adorar motas, a adorar de verdade e o que me irrita é que não tem medo. Já sabe andar de bicicleta, o que no Verão proporcionou belos serões de passeatas com os pais. Sabe as cores (bem...grande parte das vezes e talvez por preguiça, cinje tudo ao "vedi" e está a andar!) e sabe bem o que são simbolos alfanuméricos porque diz logo "xinco, tês", tudo se resume a isso.
Já tem o sindroma dos homens, começa a chorar e "nã qué, mãe, nã qué" entrar em lojas, ou quando entra aponta logo para qualquer coisa e diz "gi, mãe" = "giro, mãe" que é para ver se me despacho.
Neste momento não estou em casa, pelo que não posso actualizar fotos do Kiko para verem como ele está, mas logo que me seja possivel, colocarei.