Conversas cá de casa...
...sussurros lá de fora!

18 Setembro 2008

Pesadelo (ê), s. m. (de pesado). Sonho aflitivo, com sensação de opressão, de falta de ar: ter pesadelos. Letargo, marasmo. Fig. Fam. Pessoa ou coisa importuna e aborrecida.

In: Dicionário Prático Ilustrado

 

Até aqui tudo bem, eu até sei a definição prática de pesadelos, logicamente, sendo uma pessoa normal, também eu já tive pesadelos, em situações antecedentes a grandes momentos, a preocupações iminentes (p.e. Exames, etc), a medos que tenho, a medos que julgo ter, sei lá...tanta coisa, mas eu tenho 27 anos, tenho memórias, tenho imagens, sei o que é o bem, o que é o mal, tenho experiências boas, más...mas e os bébes? O que sabem eles da vida para ter pesadelos?

 

Hoje penso nisto. O João acordou às 6.30h com um pesadelo. Claramente, o João teve um pesadelo. Acordou, gritou. Não chorou. Disse: "ai, ai, ai, ai". Estava muito aflito! O coração dele sentia-se com muita força. Peguei-lhe ao colo e ele apertou-me. Agarrou-se a mim, como que a garantir que eu estava ali. Não consegui voltar a colocá-lo na cama dele. Ficou comigo. Ficou a soluçar (como se tivesse chorado). Ficou acordado algum tempo. Procuráva-nos constantemente, para ter a certeza que estávamos ali.

 

Não sei com o que é que terá sonhado...foi um sonho mau...mas o quê? Que caiu? Que me tiraram de junto dele? Que lhe tiraram um brinquedo? O que terá sido?

 

"(...) Seu filho já acordou chorando de madrugada, completamente assustado, e você ficou sem saber o que fazer? Pois é, provavelmente ele teve um pesadelo. Na infância, os chamados sonhos maus são normais e, em princípio, não é necessário preocupar-se. Os bebês estão sujeitos a ter pesadelos a partir dos seis meses. (...) A cada noite, uma pessoa chega a sonhar de quatro a cinco vezes. Os sonhos ajudam a mente a processar informações e projetos complicados. São sinais de uma mente ativa que coloca em ordem as experiências de vida. Embora as crianças possam ter pesadelos a qualquer hora da noite, à medida que crescem, os sonhos maus ocorrem mais perto do amanhecer, assim como os dos adultos. (...)"

In: Guia do Bebe

 

Não vou dramatizar. Nem tão pouco me vou colocar a tirar conclusões que foi isto, aquilo ou o outro...porque serão sempre conclusões minhas, precipitadas e leigas, porque não percebo do assunto. Mas, uma coisa é certa, fiquei apreensiva, porque ele é muito pequenino e estava mesmo assustado. E, claro, fiquei também curiosa: o que terá ele sonhado?

 

publicado por Nice às 10:56

a 1ª vez que isso aconteceu com o G. levou-me a fazer as mesmas perguntas que agora fazes, porque as vivencias dos bebes são no geral boas e sem stress...o que os fará acordar aos gritos e ter medo de dormir de novo?
ele não me respondeu e eu também não sei a resposta, mas graças a Deus é poucas vezes que acontece.

beijinhos e não te preocupes
maebabada a 18 de Setembro de 2008 às 11:43

E saber? Que ficou sem o leitinho? Eheh.
Beijocas
Rita a 21 de Setembro de 2008 às 14:28

Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
20

21
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

32 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO