Conversas cá de casa...
...sussurros lá de fora!

21 Janeiro 2009

Estive 6 anos no Colégio Valsassina (este é um dos capítulos do livro da minha vida, o Colégio!)

Tal como todos os fiéis estudantes do Valsassina, fazia a peregrinação diária ao Bar do Colégio, na altura entre a escada para a Administração e a Cantina - com as últimas obras, não sei bem onde está - à procura dos lendários "folhados mistos":

"Menina (nome carinhoso com que todos os meninos e meninas do Valsassina tratavam as senhoras contínuas e demais funcionárias)  Lena já tem folhados?";

"A que horas vai ter?";

"Volto cá no próximo intervalo..."

Às vezes, o próximo intervalo, era tarde demais, bastava uma turma ou duas não ter aulas, ou apanharmos algum professor (do tipo da nossa tão querida Tita Gulbenkian) mais benevolente que nos deixava ir comer o dito folhado um pouco antes do intervalo e os desgraçados que vinham a seguir, tinham de esperar pela fornada de "folhados mistos" do outro dia...

Eram - como hei-de dizer - maravilhosos, deliciosos, inesquecíveis, quentinhos, soculentos, únicos (julgava eu!).

 

Passados 2 anos de sair do Colégio, um dia passei à porta e fui de propósito cumprimentar a "Menina Lena" e pedir um "folhado misto do Valsassina" (nesta altura já lhe tinha acrescentado um nome, pois o Valsassina já fazia parte do passado e os folhados já eram lenda!). Matei Saudades.

 

Estava grávida de 6 meses e fui assistir a uma palestra do meu amigo G. ao Valsassina (enfim, velhos estudantes, meninos da casa, dão palestras aos meninos novos!), fui ao Bar...a "Menina Lena" já reformada, os "folhados mistas do Valsassina" já não eram os mesmos! Saudades.

 

Quando ingressei no ISLA, para a minha PG, adulta, mãe, mulher. Um dia como os outros! Cansada do trabalho, tanto da O. como do B, tarde, chuva, fome. Ida ao Bar!

"Dê-me um folhado misto, p.f." ...quente, acabado de fazer, o cheiro trouxe-me logo à memória a "Quinta das Terezinhas"...nem quis acreditar! Eram iguais.

(...) Talvez melhores, arrisco dizer!

 

 

publicado por Nice às 10:36

Nem sabes a vontade que me deste de comer um folhado!!! lol
Beijocas
ssbpt a 21 de Janeiro de 2009 às 11:12

Miga,

Não posso acreditar do que te foste lembrar...não imaginas as saudades que me fizeste ter ao ler o teu post....lembro-me como se fosse hoje...as nossas corridas rampa acima para ver quem chegava primeiro ao minisculo bar para pedir um folhado misto...e lembras-te? eram dezenas deles enfiados num primórdio do micro-ondas misturados com uns não menos maravilhosos pães com chouriço e cachorros que tantas vezes nos salvaram daqueles almoços da cantina :)
Com as saudades que me fizeste ter, acho que temos de combinar uma ida ao colégio para comer um folhado desses, hã? :)))

Beijocas****

P.S. - Tanto que havia para dizer sobre os nossos anos naquele colégio (no meu caso 8 anos)....acho que isso ia levar um livro inteiro e não só um capítulo!!!! :)
GuIdItA a 21 de Janeiro de 2009 às 14:55

Os folhados mistos continuam a ser habituais cá em casa ao lanche de Domingo.

Principalmente o Tó adora-os e o vício vem do mesmo sítio.

Há algum tempo ele passou por lá e as "meninas" ficaram admiradas quando ele se identificou.
Perguntaram logo pela irmã e não se cansavam de lhe fazer perguntas.

O Valsassina marca para toda a vida, pela positiva.
* * Grilinha * * a 21 de Janeiro de 2009 às 15:50

Que engraçado...é bom revivermos alguns pedaços da nossa história!
Comigo eram os croissants, acabadinhos de sair do forno :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana
sofia a 22 de Janeiro de 2009 às 15:46

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
15
16
17

18
19
20
24

25
26
31


Visitas
blogger analyzer
Blue Roses
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO