Conversas cá de casa...
...sussurros lá de fora!

02 Junho 2008

A grande novidade: O João já anda!

Saiu à mãe, à tia, ao avô e ao bisavô, começou a andar no fim dos 9 meses!

 

Deu os 2 primeiros passos em casa da bisavó no dia 29 de Março, encorajado por mim que estava ligeiramente distante com uma bola colorida na mão...ele quis a bola e foi buscá-la! Não criei grandes expectativas, porque nesse dia apesar das minhas insistências ele não repetiu a proeza...mas fê-lo inúmeras vezes durante o fim de semana!! Largava uma cadeira e ia até à outra sozinho, largava o móvel e vinha ter comigo ou com o pai...giríssimo!! Ainda não passou dos 3/4 passos, porque depois lembra-se e senta-se no chão...

 

Mas, acreditem, é maravilhosa esta passagem!

 

Fica um artigo para as mamãs e papás interessados possam ler:

Os primeiros passos do seu bebé

 

Existe alguma coisa que possa fazer para encorajar o meu bebé a começar a andar ou está tudo geralmente pré-determinado?


 

Os primeiros passos do bébé são um importante marco no seu desenvolvimento, cujos pais jamais esquecem. Mas esta altura pode causar ansiedade, sobretudo a pais com familiares e amigos com crianças que começaram a andar cedo. No que diz respeito a andar, os bebés têm o seu ritmo próprio e quando finalmente dão o seu primeiro passo, este não é reflexo da sua inteligência, tamanho, ou das capacidades parentais da mãe ou do pai.


 

Ruth McCamus, antiga Supervisora Clínica da Família do Hospital de Toronto para Crianças Doentes, assegura que no que concerne a andar, cada bebé é único. “Em média, uma criança começa a andar entre os 12 e os 14 meses, mas é provável existirem diferenças significativas. Algumas crianças começam a andar muito mais cedo e outras chegam a andar apenas aos 21 meses”.


 

Enquanto que não podemos apressar um bebé a dar os primeiros passos, existem coisas que podem retardá-lo. Segundo Ruth McCamus, “quando um bebé gatinha muito bem, ou se movimenta de forma eficiente no andarilho, ele pode gostar dessa forma de mobilidade e ter dificuldade em largá-la”. McCamus acrescenta que existe pouco que os pais podem fazer para que os seus filhos comecem a andar excepto “proporcionar um ambiente encorajador repleto de reforços a cada progresso. E o próprio bebé ficará deliciado com os seus feitos”.


 

O pediatra Dr. Marvin Ghans, concorda que para além do encorajamento, não existe nada que os pais possam fazer para acelerar o processo de caminhar dos bebés. “As crianças dão o primeiro passo quando se sentem prontas”, e acrescenta Ghans que “é bom levá-los pela mão e caminhar com eles e ajudá-los a suportarem-se, mas eles não precisam de lições”. Ele sublinha ainda que se deve evitar o uso de andarilhos. “Os andarilhos são causa de muitas lesões sérias em crianças, sobretudo envolvendo escadas”.


 

A maioria das crianças já caminham quando chegam aos 18 meses, no entanto se o seu bebé ainda não o faz com esta idade, é aconselhável consultar o seu pediatra.


 

In “www.TheParentReport.com”

 

Beijinhos de uma mamã muito orgulhosa *

 

publicado por Nice às 16:31
tags: ,

Parabén por esta nova fase do João, agora é vê-lo a não parar quieto...lol.
Beijocas
ssbpt a 2 de Junho de 2008 às 17:12

MUITOS PARABÉNS!!!
E MUITAS FELICIDADES para esta nova fase!

A Dani ainda não anda sozinha, só agarrada ao sofá, às mesas... :)

E também já diz oiá! Este fim de semana vou vê-la! Já há um mês que não estamos com ela e morremos de saudades!!!

Beijokas!!!
Ana Rebelo a 3 de Junho de 2008 às 10:36

Parabéns. Agora ninguém o vai parar.
Eu também estou ansiosa por ver o meu a correr pela casa sozinho. Ele já dá uns passinhos sozinho sempre connosco por perto,pois ele quer andar muito depressa e cai. Beijocas.Fica bem
Paula a 3 de Junho de 2008 às 15:54

Muitos Parabéns pela nova fase. Grande João assim é que é... Para a frente é que é caminho.
O Cris tmbém começou a dar os primeiros passos aos 9 meses mas lá achou que era melhor andar de gatas e pronto começou a andar propriamente dito só aos 14.
Jocas grandes.
Ângela Raquel a 3 de Junho de 2008 às 21:20

Agora é que vai ser bonito ele a deitar mão a tudo o que está ao seu alcance.

Parabéns pela proeza

beijinhos
* * Grilinha * * a 3 de Junho de 2008 às 23:57

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
21

22
23
24
25
28

29
30


Visitas
blogger analyzer
Blue Roses
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO